domingo, 13 de outubro de 2013

Viajando - Recife, parte 1.

 Delta do Parnaíba  e chef Anna Corinna
Agora em agosto o IFPI proporcionou aos alunos de Gastronomia uma viagem maravilhosa para Recife, PE. O nosso objetivo principal foi participar do Espaço Sabor Rural, um evento de Gastronomia dentro do 21º Agrinordeste, torcer por nossa dupla de alunas, passear e ser feliz.

Aberto ao grande público, o Espaço Sabor Rural repetiu a experiência vitoriosa de integração entre o produtor rural, chefes de cozinha, estudantes e público em geral. Em meio a sessões de degustação, aulas de gastronomia e exposições de produtos e serviços, os participantes interagiram com conceito, teoria, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas à gastronomia nos três dias do Sabor Rural. 

Dentro do Espaço Sabor Rural foi realizado o concurso Novos Talentos, com duplas de alunos de Gastronomia. e nós levamos Selma e Lauriana Baldez, alunas do 4º período do IFPI. O prato delas, intitulado Delta do Parnaíba, contava com uma única proteína, o queijo coalho. Foi usado ainda um grão, no caso, feijão preto, além de batata doce. A dupla utilizou ainda três ingredientes: licor de jenipapo, a castanha de caju e o requeijão de corte feito com queijo manteiga.
Olha o Delta do Parnaíba, que lindo!

Sou um pouco suspeita para falar, mas na minha humilde opinião elas deveriam ter levado, pelo menos, o segundo lugar. As duplas que ficaram em primeiro e segundo lugar foram juradas pelo público e as nossas meninas pelo juri especializadas, ou seja, eles obtiveram notas por um público não preparado pra jurar que só perceberam a simpatia das duplas. Enfim. 
Conhecemos a querida e simpática chef pâtissèrie e pernambucana Anna Corinna, especializada em chocolate, em sua aula show onde ela fez uma caixinha de chocolate branco com recheio de queijo de  manteiga. 

A chef Anna apresentou no seu stand diferentes quitutes deliciosos e os vendia a um preço bem popular. Durante os três dias do evento foi sagrado para a delegação do Piauí comer o delicioso bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro que ela faz. 

As matérias-primas usadas pela chef são os saborosos blends de puro chocolate harmonizados com frutos secos, bebidas destiladas e licorosos, especiarias, frutas tropicais, creme de leite fresco e mascarpone. A gostosura ganha toques especiais nas mãos da pâtissèrie que oferece 80 opções para os amantes do chocolate. Todos os doces são confeccionados de forma artesanal, um por um, no ateliê, onde a pâtissèrie atende seus clientes para degustação. 

Na próxima postagem, Recife parte 2, continuarei falando sobre o Espaço Sabor Rural, mais aulas show de chefs pernambucanos e muita fotografia. 
Até.

Um comentário: