terça-feira, 15 de outubro de 2013

Opinando - Minha revolta com a Veja

Clique para ver em tamanho maior.
Quando eu aceitei em dar uma entrevista a Veja sobre a gastronomia piauiense para uma edição comemorativa do dia do Piauí eu não pensei nos pós e contras. Estava focada em mostra o que temos de melhor dando ênfase para o curso de Gastronomia do Instituto Federal, como um meio de apresentar e promover o mesmo. Eu esqueci completamente de como a Veja é manipuladora.

A matéria, a parte que me cita, foi toda modificada. Entre todos os erros um dos que mais me doeu foi quando cita, como se fosse uma fala minha, que 'cheguei pequena do Maranhão' ou seja, de acordo com o texto quem me criou foi a Camila, minha irmã. 

"A ênfase do curso é a culinária francesa, nas cozinhas brasileiras e piauiense", que frase mais sem sentido. Esses estagiários da Veja precisam melhorar. A ideia do curso não é apenas 'fazer um resgate dos pratos piauienses antigos e tradicionais', é muito mais do que isso. Pelo jeito que o texto foi escrito fica subentendido que o curso se resume a isso.

Enfim, tudo que eu disse foi modificado de tal modo que parece que foi outra pessoa que deu essa entrevista. O que me consola é saber que pelo menos o meu objetivo, divulgar o curso a a gastronomia piauiense, foi alcançado. Não do jeito que eu tinha imaginado, mas foi. Me sinto honrada por ter sido escolhida.

A edição da revista Especial Dia do Piauí é essa aí, a de 13 de outubro. Do mais o especial ficou bom, fala como um todo do estado mostrando apenas as coisas que temos de melhor, claro. Vale a pena conferir as página laranjas com o especial, apenas. Infelizmente essa edição saiu apenas no Ceará, Maranhão e Piauí. 

Quando eu falo que a Veja inventa seu José Maria não acredita.

Até.
P.S.: O dia do Piauí é 19 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário