sábado, 12 de outubro de 2013

Opinando - O incansável debate dos 10%

 Pagar ou não pagar? A escolha é sua

Todo mundo sabe que os 10% do garçom não é obrigatório mas mesmo assim pagam. Porque isso acontece? Casos assim são mais frequentes do que se imagina. 

Eu viajei com minha família no final de semana passado e nós resolvemos almoçar na praia. Fizemos o pedido e 30 minutos depois perguntei ao garçom se o nosso pedido estava pronto e ele disse um 'quase' de longe. Esperei mais 30 minutos, nada do pedido e nem de uma explicação - o certo seria ele ter falado o tempo que demoraria e nem isso ele disse (Entendam, não sou chata mas como cliente sei dos meus diretos).

Depois de mais de 1 hora nosso pedido, enfim, chegou. A conta não saiu barata e, consequentemente, nem os 10% que eles cobraram. Na hora de pagar eu me recusei a pagar os 10%  e o atendente ficou visivelmente chateado, me tratou muitíssimo mal  'jogando' o troco por cima do balcão. Meio sem graça ainda falei um 'obrigada' e ele simplesmente virou de costas e saiu. Eu fiquei indignada pela má educação!

Casos como esse que aconteceu comigo são mais comuns do que se imagina. A maioria das pessoas sabem que essa taxa não é obrigatória e simplesmente pagam por acharem que é constrangedor não pagar ou por acharem que o garçom se sustenta dela. Não se deixe enganar, eles tem salários ao contrário do que muita gente inocente pensa. E quando alguém argumenta eles dizem que os 10% é referente a 'taxa de serviço'. Mas se o garçom não servir o cliente quem vai servir?

A cada dia que passa 'comer fora' está mais difícil pelos preços exorbitantes que os restaurantes cobram. Em cima do preço inicial do alimento são adicionados impostos como despesas e lucro desejado em forma de porcentagem, obtendo assim o valor final do produto. Porém, muito pontos de alimentação exageram nesse percentual e o resultado disso é que o alimento acaba tendo um valor muito acima do que deveria. Ou seja, apesar disso tudo ainda querem cobrar 10% a mais no final. Isso é um absurdo!

Antigamente, antes dessa palhaçada dos 10%, os garçom recebiam aquela boa e velha gorjeta. Hoje isso não existe mais e ela foi esquecida. O pior de se pagar os 10% é saber que essa taxa não vai para o garçom e sim para a empresa. Não se iludam achando que vão repassar o valor a eles porque não vão. Então, se mesmo assim você ainda quiser pagar os 10%, ou mais, porque o garçom foi camarada dê o valor na mão dele. Mas não esqueça que a escolha é sua.

Até.


Nenhum comentário:

Postar um comentário