sábado, 16 de março de 2013

Lendo - O Guia dos Curiosos

Pra você que quer saber tudo sobre tudo - O Guia dos Curiosos vai saciar sua fome de curiosidades.




Você sabia que são necessários 10 litros de leite para fazer apenas 1 quilo de queijo? Que o soluço mais longo durou 57 anos? E que os episódios e a história do desenho Caverna do Dragão foram inspirados em uma aventura de RPG (Role Playing Game)?  

Bem, nem eu sabia até herdar um exemplar de O Guia dos Curiosos, edição de 10º aniversário, lançado em 2005. Escolhi esse livro como herança entre inúmeros títulos que meu tio Ézer Jr. colecionava (mas isso é pauta para outro post). Creio que era uns dos títulos que ele mais gostava por ser um curioso nato.

Enfim, vamos ao livro. Eu tenho certeza que o autor Marcelo Duarte pensou em nós, jornalistas curiosos por natureza, quando elaborava esse livro. O autor garimpa informações para buscar conhecimento e diversão ao leitor com inúmeras curiosidades úteis e outras nem tão úteis assim. Em se tratando de curiosidades, cada um decide o que lhe serve pois o livro é dividido em divertidas sessões. O livro, também, é recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, olha que presença!

A primeira edição de O Guia dos Curiosos foi lançada em 1995. De lá pra cá, o autor aumentou a coleção e publicou mais 7 livros sobre curiosidades diversas: O Guia dos Curiosos - Língua Portuguesa, 2003; O Guia dos Curiosos - Jogos Olímpicos, 2004; O Guia dos Curiosos - Esportes, 2006; O Guia dos Curiosos - Invenções, 2007; O Guia dos Curiosos - Sexo, 2008; O Guia das Curiosas, 2008 e O Guia dos Curiosos - Brasil, 2010.

Então, super recomendo o livro e também o site  O Guia dos Curiosos.com.br.
A primeira imagem é uma ilustração do Vin Vogel, presente no livro.

Até. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário