sexta-feira, 1 de março de 2013

Cozinhando - 3# Aula / Limão e Paradise

Creme de limão, chantili e cerejas. Já dá pra imaginar essa mistura, né?  O resultado é uma torta deliciosa e única, praticamente o paraíso.

Na nossa terceira aula, a turma preparou uma incrível torta de limão com ganache de chocolate meio amargo, chantili, lascas de limão e cerejas. Receitas de tortas de limão existem diversas, mas desse jeitinho especial só a nossa. O problema mesmo foi o chantili. Não achamos daqueles pronto então compramos em pó, que precisa acrescentar leite gelado e açúcar. O resultado é até interessante, no começo, porém ele perde a consistência rapidamente e aí é um deus nos acuda! Fica líquido e não dá pra manusear. Ou seja, não recomendo!

O limão é o fruto do limoeiro, originário da região sudeste da Ásia. ¨Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade (cerca de R$15 reais). Farmacologicamente, o limão é principalmente importante pelo seu valor nutricional de vitamina C e potássio.

O creme chantili (do francês chantilly) é um tipo de creme fresco de leite (nata) fortemente emulsionado, ligeiramente açucarado com leve aroma de baunilha. O creme surgiu na França, no castelo de Chantilly, com o cozinheiro Fritz Carl Vatel, que percebeu que o leite da região era mais gorduroso e, por esse motivo, mais adequado à batição. Dessa forma, Vatel passou a adicionar açúcar ao leite e com essa mistura obter um creme vistoso. O doce criado por Vatel agradou tanto a corte francesa que os senhores da casa palacial de Chantilly deram ao creme o nome de seu castelo.


Torta de Limão com Chocolate
Tempo de preparo: 30 a 45 minutos
Rendimento: 12 porções
Ingredientes
Massa
. 4 cs de açúcar
. 1 pitada de sal
. 2 ovos (inteiros)
. 2 cs l de leite

. 2 e meia xícaras de farinha de trigo com fermento
. ½ xícara de farinha láctea
. 200 g de manteiga (ou margarina)
Recheio
. 1 lata de leite condensado
. 2 caixas de creme de leite

. suco de 2 limões
.100 g de chocolate
Cobertura
. Raspas de limão
. Chantili
. Cerejas

Modo de preparo
Massa: 1. Misture a manteiga, o açúcar e o sal. Coloque os ovos, o leite e a farinha láctea, a farinha de trigo e mistura até formar uma massa firme e elástica. Leve para pré assar por 10 minutos.
Recheio: 1 . Bata o leite condensado, 1 e meia caixa do creme de leite e o suco do limão no liquidificador até obter um creme consistente.
2. Despeje na massa pré assada e leve ao forno por mais 15 minutos, ou até as bordas ficarem douradas.

Cobertura: 1. Derreta o chocolate na meia caixa de creme de leite até formar um creme liso. Cubra a torta com ele.
2. Espalhe o chantili por cima e enfeite com as lascas de limão e as cerejas. Sirva gelado, se preferir.

O grande desafio da torta de limão, apesar de ser simples de preparar, é no cozimento. Devo pré-assar a massa antes ou não? O recheio vai junto pro forno ou não? Enfim, o modo mais fácil e de resultado satisfatório é pré-assar a massa, uns 10 minutinhos, depois acrescentar o recheio e levar pro forno por mais 15 minutinhos. Se o recheio for junto com a massa pra assar o resultado vai ser uma torta de doce de limão.



Até :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário