sexta-feira, 17 de maio de 2013

Navegando - Bacon! Bacon! Bacon!

O que seria do mundo sem bacon?


Nunca vi tanta loucura por bacon do que nesses último tempos, começando pelo meu namorado que me mandou um vídeo terrível sobre uma música que só fala de bacon (Por favor, amor). Por isso esse post é dedicado exclusivamente a ele. <3

Mas não é só ele que ama bacon. No Flickr tem uma grupo dedicado a preparações que usam bacon, são mais de 6 mil fotografias sobre esse assunto. Se jogar 'bacon' no YouTube aparece cada vídeo sem noção e tem até gente que utiliza gordura de bacon para ensinar pássaros a twitar (?). 

Alguém pode me explica essa loucura toda por baconDizem por aí que Bacon é vida. Será mesmo? Eu gosto de bacon, confesso. Porém toda vez que como não me sinto bem, acho que é pelo alto teor de gordura. Apesar de estudos sugerirem que a gordura dele não faz mal eu não confio muito. 10g de bacon tem cerca de 1,8g de gordura saturada, quase 10% da recomendação diária.

BACON?
O bacon é o nome de um corte de carne feito nas costas do porco. Depois de cortada, a carne é desidratada com sal. Esse primeiro estágio é conhecido como bacon fresco (ou bacon verde em alguns lugares). O bacon fresco ainda pode ser desidratado novamente (quem cozinha sabe que o bacon não é seco como o charque, por exemplo) ou ainda cozido ou defumado.

Nos Estados Unidos, o bacon é feito não das costas, mas da barriga do porco, resultando em mais gordura e menos carne. Sim, até nisso os americanos são mais obesos que o resto do mundo. Aliás, nos Estados Unidos, o bacon é geralmente defumado antes de ser frito. Já na Europa, ele é geralmente usado como ingrediente, em cubos fatias menores. Na Itália, por exemplo, ele é chamado de Pancetta, e servido junto com a entrada. Aqui no Brasil, o bacon ainda é conhecido como toucinho, apesar de bacon ser um nome mais legal.

Durante a idade média, a palavra bacon (ou bacoun) era usada para descrever o porco como todo. Talvez você já tenha ouvido a expressão “to bring home the bacon” em algum seriado. Essa frase surgiu lá pelo século XII, e significava trazer a mesma coisa que botar a comida na mesa. Existe, inclusive, uma história que dizia que uma igreja na Inglaterra que prometia dar o tal do bacon para um homem que provasse pra igreja que não tinha brigado com a sua esposa durante um ano.  

Apesar de associarmos o bacon com Estados Unidos e Inglaterra, aparentemente ele surgiu em outro lugar, mais especificamente no que hoje é a Alemanha. Na Alemanha medieval, existia a palavra bak, que significava um tipo de corte de carne, e não o porco especificamente. Os franceses adotaram essa palavra da Alemanha e provavelmente ela chegou na Inglaterra por intermédio desses, já que a nobreza da Inglaterra desse período era oriunda da França. 

Foi só no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo das costas do porco desidratada com sal e depois defumada, aliás, bacon vem de back, que quer dizer costas em inglês.  Essa receita é reclamada como inglesa pela Oxford Company to Food. Apesar de não ser uma invenção da Inglaterra, o método inglês foi o que foi reproduzido na maioria dos outros países, e é o que ainda hoje usamos.
(Via Kowabanga)

Esse vídeo mostra como o bacon é feito, tire suas próprias conclusões.


Alguns dos produtos mais loucas que encontrei com a temática 'bacon'.

Coca Diet com bacon
Coca diet já faz mal e com bacon então, só deus na causa.
"Quem precisa de Diet Coke com limão ou cereja quando você pode desfrutar com bacon?"

Chocolate com bacon. 
"Mo's bacon bar" é preparado com chocolate ao leite e pedaços selecionados de bacon defumado. Por apenas seis euros (cerca de R$ 18 - barra com 85 gramas) você se delicia com essa maravilha. Tenho pra mim que é gostoso. Compre no site BaconChocolate.com .
 Você encontra também outras sobremesas que parecem deliciosas no site.

Alimento feito a base de bacon seco e moído para alimentar bebês. 
Segundo pesquisas da empresa que criou o produto, a gordura do bacon ajuda as criancinhas a se desenvolverem mais rápido intelectualmente. Eu só sei que eu nunca daria isso para o meu filho.
Quem quiser testar na sua cobaia bebê, compre aqui.

Perfume com aroma de bacon
Para os loucos por bacon não há nada melhor do que o cheirinho dele sendo frito pela casa. Agora você pode sentir esse cheiro o tempo todo, com o novo perfume com aroma de bacon! Compre aqui.

Creme dental e fio dental com gosto de bacon. 
Tem que ter muito amor pra passar o dia com gosto de bacon na boca. 

Pen drive formato de bacon. 
O perigo é engolir pensando que é real, mas pelo menos não engorda.
 Compre aqui.

Vodka de bacon
Com aromas de bacon defumado e caramelizado essa vodka é sucesso.
 Ganhou 92 pontos e Medalha de Ouro no Beverage Tasting Institute 2010. Compre aqui.

Creme de barbear com aroma de bacon. 
Confesso que não gostei de ideia, imagina o boy todo tempo cheirando a bacon? Eca.


Caixão bacon
Existe uma maneira melhor de mostrar seu amor de bacon que ser enterrado envolto nele?
 A textura por fora lembra bacon e o cheiro no interior é 'eterno'.
 Assim, nem a morte separa vocês. Gostou? Compre aqui.

Lubrificante com sabor de bacon. Be a bacon lover <3
"Você sempre foi um amante de bacon. 
Agora você pode ser um amante do bacon, com baconlube ™, 
o primeiro lubrificante pessoal  e óleo de massagem do mundo com sabor bacon.
Quer testar com seu benzinho? Compre aqui.

Pra finalizar, tem gente louca que gosta tanto de bacon que demostra seu amor na pele.





2 comentários:

  1. Ótimo post! Querendo saber mais sobre bacon vim parar aqui e tive uma bela surpresa.
    Eu pensava que gostava de bancon mas perco por quilômetros de distância desse povo que inventou isso tudo com bancon. Loucura!
    Abraço e parabéns pelo blog de uma conterrânea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK Obridado Rafhaela! É incrível como esse povo inventa coisa né? Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjo *-*

      Excluir