sábado, 11 de maio de 2013

Cozinhando - Compota de Goiaba

Os ingredientes são água, açúcar e goiaba. Mais fácil? Impossível!

Ah! O mês de maio. Céu azul, clima de romance e muita goiaba no quintal do meu futuro sogro. Fazer uma compota é uma ótima dica para aproveitar ao máximo essa fruta que,  além de ótima fonte de fibras, ajuda a perder peso. 

O mais legal dessa receita é a praticidade e a rapidez, não demora 30 minutos para ficar pronto. Ótima para presentear amigos ou para as visitas em casa. Eu indico um bom creme de leite para acompanhar, porque além de gostoso o creme de leite quebra a docilidade da preparação. Gostinho de receita caseira. 

A goiaba

Além de auxiliar na perda de peso, a goiaba também reforça o sistema imunológico, diminui os níveis de colesterol, previne a degeneração macular e ajuda a combater o HPV, o papilomavírus, causador do câncer de colo de útero. O destaque da goiaba branca é a alta concentração de vitamina C. Esse nutriente é uma arma potente que aniquila os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e vários tipos de doenças.

Já a goiaba vermelha esbanja licopeno, uma substância que afasta o câncer e diminui o risco de doenças cardiovasculares.Ao comprar a goiaba, tome cuidado! Ela está entre as frutas que mais são pulverizadas com pesticidas, por isso, opte sempre pela versão orgânica, ou seja, sem agrotóxicos.


Compota de Goiaba
1 kg de goiaba
2 xícaras de açúcar
4 xícaras de água

Modo de preparo:
1. Corte a goiaba ao meio e descarte a parte das sementes (tente deixar o máximo de polpa).
2. Em uma panela não muito rasa (pois o doce forma uma espulha alta e borbulhante) acrescente o açúcar com duas xícaras de água, mexendo sempre, até dissolver completamente o açúcar na água.
3. Acrescente as goiabas e deixe cozinhar por 20 minutos com panela tampada, em fogo baixo.
4. Retire a tampa e deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo médio. 

É importante atentar para a textura da calda no final do preparo. Ela não fica muito grossa a principio, porém assim que esfria a textura fica ao ponto. Então não deixe sua calda muito grossa. Outra dica é quanto a casca da goiaba, fica a critério tira-lá ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário