segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cozinhando - Salmão ao molho teriyaki

Salmão sem segredo e um beijo na Rita
Era prova de Cozinha Internacional e meu grupo ficou com a Ásia, então resolvemos recriar um prato típico, fácil e que agrada todo mundo - salmão ao molho teriyaki. Essa receita vai especialmente para a linda da Rita Luz, que de bicho só come salmão. Boa escolha, meu bem!

Este prato típico japonês já provou ser popular em quase todo o mundo, podendo ser encontrado em diversos tipos de restaurantes. No entanto, seu preparo é tão simples que vale a pena fazer em casa. Teriyaki quer dizer grelhado com molho tarê, esse prato pode ser feito com frango, carne, peixe ou frutos do mar. 

No Japão, cada restaurante tem a sua receita exclusiva para o molho, alguns fazem com caldo de peixe, outros com caldo de frango, dependendo com o que vai ser servido. Aqui no Brasil ele é bastante consumido acompanhando o sushi salmon skin.

Diferente do modo de preparo original, que é assado com o molho, o nosso foi selado no azeite e o molho só veio depois para acompanhar. Antes de ser selado deixamos o salmão descansar nos por mais ou menos 30 minutos para poder 'pegar gosto' dos temperos. É importante não pular essa etapa ou você terá um salmão doce, sem gosto. Para acompanhar sirva com uma salada de sua preferência, a da foto foi feita com alface americana, rúcula, tomate cereja, mini cenoura, azeite e sal.


 Ingredientes
Para o peixe
500 g de filé de salmão
2 dentes de alho amassados
suco de 1 limão
sal e pimenta do reino a gosto
Para o molho
4 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de gengibre ralado
4 colheres (sopa) de sakê ( já fiz com cachaça)
1 colher e meia (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de gergelim torrado
cebolinha verde para decorar
Azeite a gosto

Modo de preparo:
Tempere o filé de salmão com a pimenta do reino, o sal, o limão e o alho. Deixe descansar. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grossa. Grelhe o salmão por três minutos de cada lado ou até ficar no ponto desejado. 
Para o molho: Misturar todos os ingredientes numa panela e deixe reduzir pela metade em fogo médio. Cubra o salmão com o molho, o gergelim torrado e finalize com com a cebolinha.

2 comentários:

  1. Adorei o blog e a postagem, vou tentar fazer em casa, Beijao!!! Rita

    ResponderExcluir
  2. Receitinha anotada pra fazer no próximo fim de semana, estreando a louça nova que comprei com cupom desconto Walmart . Bj. Cami

    ResponderExcluir