quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cozinhando - Feijão sem panela de pressão

Quem disse que precisa ter panela de pressão pra fazer feijão? 

Vida de quem mora sozinho é complicado e pobre então, nem se fala. A cozinha é pequena e a quantidade de utensílios é menor ainda, a de panelas então dá pra contar nos dedos de uma mão. E mesmo assim ainda se mete a fazer feijão. Essa é pra você que não tem panela de pressão ou que possui e tem medo de usar.
A gente não tem penela de pressão mas mesmo assim meu irmão resolveu comprar um feijão preto. O feijão estava aqui, guardado a um tempo, e quando fui limpar o armário dei de cara com ele. Ele olhou pra mim, eu olhei pra ele e ele olhou de volta com cara de desafio. Não aguentei, foi demais pra mim.

Preparei e preparei gostoso. O segredo? Um bom molho, o molho amolece os grão e deixa cozimento mais simples. O único problema é a primeira etapa que é um pouco demorada. Se você não tem paciência pra isso compra logo sua panela de pressão e seja feliz, só cuidado pra não explodir. 

Feijão Desafio 
Tempo de preparo: 3 + 1 hora
Nível: Se eu faço, você faz

Ingredientes:
500 g de feijão preto
1 tomate grande
1 cebola média
1 pimentão
2 dentes de alho
pimenta de cheiro
Cheiro verde
1 cubo de caldo sabor carne
2 colheres de azeite de oliva
sal

Modo de preparo
1. Antes de tudo deixe o feijão de molho por 3 horas, retire do molho e cozinhe por 1 horas acrescentando apenas sal.
2. Corte o alho, a cebola, o tomate e o pimentão em pedaços pequenos e , em outra panela, refogue no azeite primeiro o alho e em seguida acrescente a cebola, o tomate e o pimentão.
3. Coloque um pouco do caldo e o cubo de caldo de carne, espere dissolver e acrescente o feijão.
4. Acrescente a pimenta de cheiro amassada e o cheiro verde a gosto.
5. Deixe cozinhar por 30 minutos.

Dica: Dá pra fazer um grandes quantidades e conservar congelado por até 3 meses, mas sem os temperos. Assim você pode descongelar, temperar e servir a qualquer horário. 
Boa sorte no preparo! Beijos



3 comentários:

  1. Muito bom! Simples e saboroso!

    ResponderExcluir
  2. eu dou uma refogada primeiro na cebola e depois coloco o alho ..(fazendo assim evito que o alho queime antes da cebola ficar ao ponto) gostei do tempero .... queria uma dica de carne para dar um realçada no sabor ... me indicaram carne de seca e toucinho ... sao boas opçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toucinho, certeza! Desculpa a demora, o blog ficou parada. Mas já voltamos!

      Excluir