quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cozinhando - 1# Aula / Apimentando as coisas

Há algum tempo fui convidada a ministrar aulas sobre tortas (doces e salgadas) na Escola de Culinária Pimenta do Reino, uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana de Teresina em parceria com a instituição suíça Brucke Le Pont. O projeto tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho e oferece os cursos de Culinária, Barman/Bargirl, Garçom/Garçonete e Alimentação para Festas (onde minha oficina se encaixa).

Eu acho essa iniciativa maravilhosa pois preparara os jovens para o mercado de trabalho de modo direto e indireto. Ou seja, com o que aprenderam na escola eles podem trabalhar para grandes empresas ou abrir seu próprio negócio. Eles saem preparados para qualquer uma das duas opções, porque além de aprenderem a cozinhar eles também aprendem a ser empreendedores.

Pois bem, as aulas começaram. No começo fiquei hiper apreensiva, nunca tinha dado aula. Mas, confesso, que nunca pensei que fosse tão gratificante. Observar-lós refazendo tudo com tanta perfeição é mágico e acabo aprendendo mais com eles do que eles comigo <3. Em minhas aula eu sempre procura repassar uma pouco de história sobre a origem das preparações e dos ingredientes, suas propriedades nutritivas e o modo certo de usá-lós antes de irmos para a cozinha. Acho importante conhecerem aquilo que vão usar. É incrível como eles absorvem tudo e aprendem rápido!

1# Aula

Na nossa primeira aula eu me apresentei e tudo. Mas deixei bem claro que apesar na minha carinha de criança sou vivida. A gente fez uma torta magia de chocolate, molhada com licor de cacau, recheio de brigadeiro com morangos e com cobertura de ganesh (chocolate derretido + creme de leite) com morango. Muito fácil de fazer e ótima para servir em qualquer ocasião. 

Torta de Chocolate Especial
Tempo de preparo: 30 a 45 minutos
Rendimento: 12 porções

Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de açúcar

. 5 ovos (claras e gemas separadas)

. 100 ml de óleo

. 100g e 5 colheres (sopa) de chocolate em pó

. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento

. 200 ml de licor de cacau

. 100 ml de água

. 3 colheres (sopa) de açúcar

. 2 latas de leite condensado

. 2 colheres (sopa) de margarina
. 3 caixas de morango

Modo de preparo

Massa: 1. Bata 2 xícaras (chá) de açúcar com as gemas, depois adicione o óleo, 3/4 de xícara (chá) de achocolatado dissolvido na água morna e por último a farinha. 
2. Bate bem a massa, retire da batedeira e junte as claras batidas em neve misturando delicadamente. 
3. Leve para assar em forma untada e enfarinhada  em forno, preaquecido, aos 180 ºC.

Calda: 1. Em uma panela misture o licor de cacau, a água e 3 colheres (sopa) de açúcar e leve o fogo até ferver. Deixe esfriar. 
2. Desenforme o bolo e divida ao meio. Faça furos no bolo com um garfo e regue com a calda.

Recheio: 1. Em uma panela misture o leite condensado, 5 colheres (sopa) de chocolate e a margarina e leve ao fogo até engrossar, mexendo sem parar. Preste atenção para que fique em consistência mole.
2. Recheie a torta com o recheio e os morangos em lasca.

Corbetura: 1. Derreta o chocolate meio amargo em banho maria e acrescente o creme de leite, mexa bem até amornar. 
2. Cubra todo o bolo com a cobertura. Quando estiver fria, derreta o chocolate branco, e faça traços em cima do bolo. Deixe endurecer.  
3. Pegue os pedaços maiores de morangos e faça um círculo, deixando a parte fina do morango para fora. Faça isso com os outros pedaços de fora para dentro até formar uma flor. Os pedaços que sobraram coloque ao redor do bolo.



Um obrigada especial a meus queridos Fan Oliveira & Emanuel Ramos pela força, apoio e fotografias.
Até a nossa próxima aula, gente.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário